1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como parcelar o simples doméstico em 2017?

O Simples Doméstico não pode ser parcelado, pois ele é uma guia única de recolhimentos de tributos previdenciários e trabalhistas destinados ao empregado doméstico. Ele foi criado para facilitar o pagamento dos benefícios dos empregados e garantir que esses profissionais sejam reconhecidos e recebam por suas tarefas.

Agora em apenas um único documento o empregador pode pagar todos os direitos trabalhistas, como o INSS e o FGTS do seu funcionário, além do 13º salário que também passou a ser de direito do empregado doméstico. A seguir você vê mais informações.

Como parcelar o simples doméstico

O Simples Doméstico não pode ser parcelado. Caso você atrase algum pagamento deverá entrar no site do eSocial e imprimir a guia referente ao mês atrasado, e efetuar o pagamento no mesmo dia. Vale lembrar que após o dia 7 de todo mês, os juros e multas começam a contar automaticamente, por isso quanto antes você pagar, melhor.

parcelar o simples doméstico

parcelar o simples doméstico. Imagem:divulgação

Caso o Simples Doméstico se acumule e você perca o controle dos pagamentos, deverá pagar a quantia de guias que conseguir todo mês. O que causa muita confusão nas pessoas sobre o parcelamento do Simples Doméstico é o pagamento do 13º salário do empregado doméstico, que envolve a emissão de duas guias em um único mês.

Simples doméstico 1 parcela do 13

O empregado doméstico passou a ter direito ao 13º salário, portanto agora o empregador pode pagá-lo em duas parcelas. Quando chega dezembro e o empregador vai emitir a guia de pagamento dos tributos, ele pode observar as seguintes regras:

– FGTS – incide quando a parcela ou o valor total do 13º salário é pago ao funcionário e, nesse caso, é cobrado na guia DAE do mês de pagamento;

– INSS – incide sobre o valor total do 13º salário e é cobrada na guia DAE referente ao 13º, junto com a guia de dezembro de cada ano;

– Imposto de Renda Pessoa Física – incide sobre o valor total do benefício, mas é cobrado na guia de dezembro.

O empregador, portanto, imprime duas guias DAE no mês de dezembro, um referente ao mês de dezembro e a outro referente a folha do 13º.

Quanto custa simples doméstico na prática 2017

O valor gasto com o Simples Doméstico irá depender do salário que você paga ao seu empregado doméstico. No momento de cadastro no sistema você deve informar o salário real e o próprio sistema irá calcular para você todos os percentuais e valores que precisam ser pagos mês a mês.

parcelar o simples doméstico

Parcelar o simples doméstico. Imagem:divulgação

Você só precisará fazer alguma alteração quando for emitir a guia se o salário tiver sido alterado, de modo contrário basta informar a data de pagamento e emitir a guia.

Na internet você também encontra portais que possuem uma calculadora especializada que te ajuda a descobrir quanto você deve gastar com o seu empregado doméstico todo mês, além do salário e incluindo todos os tributos trabalhistas.