1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como emitir a guia do DAE Simples Doméstico em atraso?

O Simples Doméstico entrou em vigor há quase dois anos, garantindo os direitos dos empregados domésticos que antes tinham que viver com salários baixos e com poucas regalias, diferente de muitas outras profissões. Com a chegada do Simples Doméstico muita coisa mudou: agora os empregados recebem INSS, FGTS e podem até solicitar um fundo para demissão sem justa causa.

Todos os empregadores que cadastraram seus funcionários no Simples Doméstico precisam emitir todos os meses a guia DAE para efetuar os recolhimentos dos tributos.

Simples doméstico guia DAE

A guia DAE – Documento de Arrecadação do eSocial – deve ser emitida pelo empregador todo mês, para que este faça os pagamentos dos tributos previdenciários e trabalhistas que são de direito do funcionário. Além de pagar os tributos por conta própria, alguns recolhimentos também contam com uma parcela vinda do salário do funcionário.

guia do DAE Simples Doméstico

Guia do DAE Simples Doméstico. Imagem:divulgação

Todo mês o empregador tem um prazo para efetuar o pagamento da guia e, caso atrase a mesma, deverá emiti-la novamente para pagá-la até o prazo presente no documento.

Atraso guia única do Simples Doméstico

Todas as guias do DAE que forem emitidas após o vencimento já são geradas com multas e juros, que são calculados diariamente. Você deve gerar a DAE e pagá-la no mesmo dia, para evitar o acréscimo de mais juros. Todas as DAE em atraso, quando geradas, possuem um vencimento para o mesmo dia, portanto é fundamental ir efetuar o pagamento logo após a emissão.

Caso você esteja com mais de um mês em atraso, deve acessar o portal do eSocial e emitir a DAE de cada mês em atraso, efetuando o pagando de todas as guias no mesmo dia. Tente sempre efetuar o pagamento das guias até o vencimento, isso evita que você arque com as multas.

Como gerar guia única do simples doméstico atrasado

Para gerar a guia única do Simples Doméstico em atraso o empregador deve acessar o site http://www.esocial.gov.br/  e clicar no banner que diz “Acesse Aqui”. O empregador deverá informar o seu CPF, o código de acesso e a senha que cadastrou anteriormente; em seguida, deve-se clicar em “Login”.

Dentro do sistema o empregador deve clicar na aba “Dado de Folha/Recebimento e Pagamentos”. Na tela seguinte será preciso informar o período que você deseja emitir a DAE; se atrasou somente em agosto de 2017, por exemplo, informe agosto/2017.

guia do DAE Simples Doméstico

Guia do DAE Simples Doméstico. Imagem:divulgação

Em seguida o empregador verá todos os seus empregados e seus respectivos salários; deverá colocar no lado esquerdo a data do pagamento e, no lado direito, selecionar a opção “Encerrar Pagamentos”.

Depois você verá um demonstrativo dos recolhimentos que está efetuando e se tudo estiver correto deve clicar em “Confirmar”. Você deve clicar agora em “Emitir Guia”, em seguida “Emitir DAE” duas vezes e a guia será gerada em PDF para você baixar e imprimir.

Modelo guia simples doméstico

A guia do Simples Doméstico é um documento único, que consta todos os valores dos recolhimentos que o empregador está efetuando.

Ela deve ser paga em qualquer agência lotérica ou agência bancária até o vencimento. Se você deseja conferir um modelo da guia, deverá seguir todos os passos que ensinamos anteriormente, só assim terá acesso a uma guia DAE. Demais dúvidas sobre a guia você pode obter informações no site do eSocial.