1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como emitir esocial guia simples doméstica?

A guia do Simples Doméstico é um documento importante, pois sem ela não é possível efetuar os recolhimentos previdenciários e trabalhistas dos empregados domésticos. Essa guia é emitida por meio do portal eSocial, que nada mais é do que uma ferramenta criada para unificar informações referentes às diversas áreas trabalhistas de uma empresa.

Um dos serviços disponibilizados nesse portal é o cadastramento dos empregadores e funcionários do Simples Doméstico, uma iniciativa criada para facilitar o pagamento dos tributos a esses empregados e garantir-lhes seus direitos.

E-social o que é?

O e-social é uma plataforma online destinada a todas as empresas brasileiras; é uma ferramenta onde todos os profissionais do RH podem enviar informações relevantes ao RAIS e ao CAGED em um único envio, de forma unificada e simples. A maioria das entregas antigamente eram feitas por meio de formulários e declarações, com a chegada do e-Social tudo foi modificado e agora pode ser feito pela internet, diretamente em seu portal.

Os principais benefícios do e-Social estão ligados aos direitos previdenciários e trabalhistas dos funcionários, já que ele atua melhorando a qualidade das informações e trabalha para que todos os empregadores cumpram com suas obrigações.

Simples doméstico em www.esocial.gov.br

O Simples Doméstico é realizado por meio do portal do e-Social. Nele todos os empregadores podem se cadastrar e cadastrar seus funcionários, emitir as guias para os recolhimentos mensais e obter uma série de informações sobre essa classe trabalhista.

 

Como já foi mencionado que o e-Social tem como principal objetivo garantir os direitos dos trabalhadores, não seria novidade portanto que o Simples Doméstico fosse administrado por ele, já que o principal intuito dessa iniciativa é garantir os direitos trabalhistas dos empregados domésticos.

Através do Simples Doméstico o empregador paga, em guia única, todos os recolhimentos trabalhistas dos seus funcionários, como INSS, FGTS, seguros e fundos.

Como se cadastrar no Simples Doméstico – e-Social

Através do portal do e-Social os empregadores se cadastram, basta acessar http://portal.esocial.gov.br  e clicar no banner referente ao acesso do e-Social. O empregador será redirecionado para uma página de login, onde deverá clicar em “Primeiro Acesso?”. Para se cadastrar é preciso informar o CPF, data de nascimento e também os recibos das duas últimas declarações do Imposto de Renda.

Após essas informações o empregador deverá colocar seus dados pessoais e preencher todos os campos obrigatórios do formulário. Quando terminar deverá selecionar a aba “Trabalhador” e cadastrar os seus funcionários, colocando informações pessoais, valor do salário, detalhando a jornada de trabalho e muito mais. O formulário possui opções avançadas que permite que o empregador coloque especificamente como é a carga horária do trabalhador, suas horas de descanso e dias de folga.

Simples Doméstico – eSocial

Após cadastrar todos os seus funcionários, o empregador deverá retornar ao site todo início de mês para emitir a guia DAE, cujo vencimento é sempre no dia 7. O atraso do pagamento da guia gera multas e juros calculados automaticamente e diariamente.

Como o empregador já informou os respectivos salários de seus funcionários no momento do cadastro, ele não precisará preencher nenhum formulário. Basta retornar ao site, acessar a parte de Recebimentos e Pagamentos, conferir se os salários estão certos e informar a data que ocorrerá o pagamento. O sistema disponibilizará um demonstrativo com todos os tributos que serão pagos, e a guia será gerada em PDF. Ela pode ser paga em qualquer agência bancária e, caso seja emitida após o vencimento, ela deve ser paga no mesmo dia.